Quarteto em Mim

Cláudia Romão – Violoncelo

Inicia os seus estudos musicais na Academia de Música de Beja na classe do professor Vladimir Gorak.

Em 1992 entra na Escola Profissional de Música de Évora, onde estudou Violoncelo com Anne Hermant e Ana Paula Góis, bem como Música de Câmara com Andrey Michaelsky, Nicolay Lalov e Lucien Luc.

Enquanto aluna desta escola realiza concertos a nível nacional e internacional integrada em grupos de Câmara e na Orquestra.

Entre 1995 e 1998 trabalha com um grupo de Câmara austríaco na escola Alemã do Estoril, sob a direcção de Anna Knasa, com o qual realiza diversos concertos por todo o país.

Inicia a frequência na licenciatura em Música na Universidade de Évora em 1996, onde trabalha sob a orientação de Varonjan Bartikian e Levon Mouradian, na área de violoncelo e com Max Rabinovitsj e Elizabeth Allen na classe de Música de Câmara. Teve ainda o privilégio de estudar com João Pedro Alvarenga, Vanda de Sá, Rui Vieira Nery, Benoit Gibson e Amílcar Vasques Dias.

Trabalhou, também, em Masterclasses e workshops com Maria Teresa Portugal, Stephen Kovacevich, Clélia Vital, Christopher Bochman, Horst Zell, Donald Mcall, Bin Chao e Bruno Pasquier.

É igualmente no ano de 1996 que inicia a sua actividade docente, que tem mantido ininterruptamente até aos dias de hoje. Em 1998 tem o privilégio de, a convite do Ministério da Cultura, representar Portugal num festival internacional de música na Polónia, integrada num grupo de Música de Câmara.

É, desde 2000, membro de um Quarteto de Cordas com o qual realiza recitais. Integrada na Orquestra Juvenil Cidade de Évora levou a cabo diversos recitais e efectuou várias digressões, sendo de destacar a deslocação à Expo 2000 em Hannover e Goslar.

Entre diversas actividades, destaca-se a colaboração com a Orquestra Sinfónica da Universidade de Yale, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra de Câmara da Estremadura Espanhola e Orquestra da Universidade de Évora.

Participa, ainda, em diversos Seminários e Acções de Formação relacionadas com o Ensino.

Voltar à página bio