Quarteto em Mim

André Costa

Iniciou os seus estudos musicais em 1990 com Tania Achot. No ano seguinte ingressa na Escola de Música do Conservatório Nacional, o qual viria concluir com a classificação final de 19 valores sob a orientação da Professora Ana Valente (1997). Durante o mesmo período frequentou o curso de Ciências Musicais – ramo de Musicologia – da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa curso que viria a concluir em 1995. Três anos mais tarde ingressa na Universidade de Aveiro concluindo a licenciatura em Ensino de Música, área de Piano que conclui com a média final de 15 valores. No ano de 2004/2005 vai para Leeds onde conclui com Mérito o Mestrado em Performance (Piano).

No domínio da docência, leccionou nos conservatórios de Coimbra, Figueira da Foz, Setúbal, Beja e Portalegre.

Como pianista além de inúmeros concertos integrados em actividades nos Conservatórios fez por diversas vezes acompanhamentos na Fundação Musical dos Amigos das Crianças (Lisboa). Deu vários concertos na Figueira da Foz (Auditório do Museu Municipal), Coimbra (Museu Nacional Machado de Castro, Fundação Bissaya Barreto e Teatro Paulo de Quintela da Faculdade de Direito). Tocou ainda em Lisboa no Museu de Arte Antiga, Museu da Música além de naturalmente auditório do Conservatório Nacional. Aquando da sua estadia na Irlanda teve a oportunidade de actuar na conceituada sala de espectáculos de Waterford, o City Hall. Em Setúbal também tocou várias vezes no Clube Setubalense. Durante o Mestrado tocou várias vezes no Auditório da Universidade de Leeds.

Entre os professores com quem estudou destacam-se aulas particulares com a Professora Tania Achot (90 a 94) e com o Professor Miguel Henriques (em 94 e 95). Durante o curso na Universidade de Aveiro minha leccionação de piano esteve ao cargo da Professora Doutora Nancy Lee Harper. O 4º ano do curso foi feito na Irlanda, no âmbito do programa Erasmus, mais concretamente no Waterford Institute of Technology onde estudou piano sob a direcção de Malcolm Proud. A supervisão do mestrado esteve ao cargo do conceituado organista e musicólogo Graham Barber, estando as aulas de piano ao cargo de Renna Kelaway e Dan Gordon.

Entre as Master-Classes de piano frequentadas destacam-se: a dirigida pelo professor Edson Elias (1999) integrada no 7º Festival Internacional de Música de Coimbra, a do 1º Curso internacional em honra a Vladimir Horowitz (2000) na Universidade de Aveiro, o qual teve a participação de professores como, David Dubal, Nina Kazimirova, Joseph Banowetz, Michalis Christodoulides, Fausto Neves e Álvaro Teixeira Lopes, Master-Class de piano no departamento de comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, orientada pelo professor Andrzej Pikul (2001), em Waterford na Irlanda com a pianista irlandesa Thérèse Fahy (2002), 3º Curso internacional na Universidade de Aveiro, Celebrando os Grandes pianistas, com a participação de professores como: Roy Howat, Adam Wodnicki, Alton Chan, Nelita True, Fernando Laires e Hervé N’Kauoa (2002).

Voltar à página bio